Sistemas Inteligentes

     Sistemas inteligentes é um termo que descreve as diversas aplicações comerciais de inteligência artificial (IA).
     Uma definição bem conhecida da IA é "o comportamento de uma máquina que, se fosse de um ser humano, seria considerado inteligente".
     O objetivo final da IA é construir máquinas que imitem a inteligência humana.
     Os principais sistemas inteligentes são: sistemas especialistas, processamento de linguagem natural, reconhecimento de voz, redes neurais artificiais e lógica difusa. além disso, dois ou mais sistemas citados podem ser combinados para gerar um sistema inteligente híbrido.

      Sistemas especialistas
     Esses especialistas possuem conhecimento e experiência específicos na área problemática. Eles conhecem as soluções alternativas e as chances de sucesso das soluções propostas. Ao mesmo tempo, podem calcular os custos em que a organização pode incorrer se o problema for resolvido. As empresas solicitam o auxílio de especialistas em assuntos como fusões, aquisições, estratégias de propaganda e compra de equipamentos.
     Os sistemas especialistas são uma tentativa de imitar os especialistas humanos por meio da aplicação de metodologias de raciocínio ou conhecimento sobre uma área específica. Podem apoiar os tomadores de decisões ou substituí-los completamente. Esses sistemas são a tecnologia de IA mais aplicada e comercialmente bem-sucedida.
     Os seguintes componentes estão presentes em uma sistema especialista:
   * Base de reconhecimento. Contém o conhecimento necessário para entender, formular e resolver problemas;
     * Mecanismo de inferência. É, em essência, um programa de computador que fornece uma metodologia para raciocinar e formular conclusões;  
     * Interface com o usuário. Possibilita o diálogo do usuário com o computador. Esse diálogo pode ser mais bem conduzido em uma linguagem natural, geralmente em um formato de pergunta e resposta;
    * Quadro-negro. É uma área da memória reservada para a descrição de um problema atual como especificado pelos dados de entrada. Ele é um tipo de banco de dados;
     * Subsistema de explicação. Uma característica peculiar de um SE é sua habilidade de explicar as recomendações. Ele realiza essa função em um subsistema chamado subsistema de explicação.

     Aplicações, vantagens e limitações dos sistemas especialistas
     Nos últimos anos, a tecnologia dos sistemas especialistas tem sido aplicada com sucesso em milhares de organizações no mundo inteiro para ajudar a resolver problemas desde pesquisas da AIDS até análises de solo em minas.

     Processamento de linguagem natural e tecnologias de voz
     O processamento de linguagem natural (PLN) se refere à comunicação com um computador no idioma nativo do usuário. Para entender um pedido de informação em linguagem natural, o computador precisa ter o conhecimento para analisar e, depois, interpretar a entrada.

     Reconhecimento de voz (fala)
    O reconhecimento de voz ou entendimento de linguagem natural, permite que um computador compreenda instruções dadas no idioma normal do usuário, através do teclado ou por voz. O objetivo do reconhecimento de voz é permitir que um sistema não só reconheça a entrada de voz, mas que também a compreenda.

     Síntese de voz
     A síntese de voz, ou geração de linguagem natural, é uma tecnologia que permite que os computadores gerem linguagem natural, por "voz" ou na tela, de modo que as pessoas possam entender os computadores com mais facilidade.

     Redes neurais
     Uma rede neural é um sistema de programas e estruturas de dados que procura simular o funcionamento do cérebro humano. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário