ERP - Sistemas de Planejamento de Recursos Empresariais

    Definição: Sistema de informação que utiliza uma base única, contendo diversos módulos que conversam entre si e trocam informações. Cada módulo é responsável por uma função específica no sistema, possibilitando à empresa acesso às informações, de forma integrada, em uma única ferramenta e com o mesmo padrão.

Características: São sistemas que permitem que a empresa padronize seu sistema de informação. Possibilitam o controle/gerenciamento, a organização eo planejamento de um conjunto de atividades dos diversos níveis empresariais: Funciona com a utilização de uma base de dados comum; Informações on-line; Oferece a possibilidade de melhorias de relatórios; Finalidade de dados ( qualidade das informações); Redução de fraudes; Obter melhores resultados - redução de tempo; Garantir a informação certa, no momento certo, para as pessoas certas.

Vantagens: O ERP possibilita à empresa acesso às informações, de forma integrada, em uma única ferramenta e com o mesmo padrão.

Desvantagens: Podem ser extremamente complexos, caros e demorados de implementar. As empresas podem ter que mudar os processos empresariais existentes para se ajustarem aos processos predefinidos dos software.

Principais fabricantes: SAP, DATASUL, MICROSIGA, ORACLE, PEOPLE WARE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário