SCM- Sistemas de Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos

Definição: Refere-se as organizações e processos que criam e entregam produtos, informações e serviços aos clientes finais.

Funções: Sua função inclui planejar, organizar e otimizar as atividades da cadeia de suprimentos. O objetivo desses sistemas é reduzir o atrito ao longo da cadeia de suprimentos.

Tarefas realizadas:
- Reduzir os custos das transações comerciais de rotina;
- Melhorar a qualidade do fluxo de informações reduzindo ou eliminando os erros;
- Reduzir o tempo do ciclo envolvido na realização de transações comerciais;
- Eliminar o processamento em papel e a ineficiências e custos associados;
- Facilitar a transferência e o processamento de informações para os usuários.

Tecnologia de suporte: Três tecnologias em particular oferecem suporte para SIIS e sistemas de SCM: intercâmbio eletrônico de dados, extranets e web services.
Intercâmbio eletrônico de dados: é um padrão de comunicação que permite que os parceiros comerciais troquem documentos de rotina, como ordens de compra, eletronicamente.
Extranets: as extranets unem parceiros comerciais pela internet, oferecendo acesso a certas áreas das intranets corporativas uns dos outros. O objetivo principal das extranets é promover a colaboração entre parceiros comerciais.
Web services: são aplicações que rodam na internet e a importância do padrão XML é evidente quando consideramos as vantagens de fácil integração, interoperabilidade entre sistemas e uma comunicação independente de especificações proprietarias de um fornecedor especifico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário